segunda-feira, janeiro 31, 2005

Histórico do PIM em Balneário Pinhal

Postado por PIM em Balneário Pinhal

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM), política pública pioneira no Estado do Rio Grande do Sul, foi implantado em 7 de abril de 2003 e tornou-se Lei Estadual nº 12.544 em 03 de julho de 2006. É um Programa institucional equivalente de ação socioeducativa voltado a famílias com crianças de zero a seis anos e gestantes.

O PIM integra os Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul: “Saúde perto de você” da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e “Emancipar” da Secretaria Estadual de Justiça e Desenvolvimento Social, como ação transversal de promoção do desenvolvimento infantil.

O PIM faz parte da história de Balneário Pinhal desde 26 de julho de 2004 quando foi implantado no Município. Nos primeiros 5 meses de implantação o Programa teve como primeira Coordenadora a Enfermeira Elisângela Gonçalves Mendes e desde janeiro de 2005 até os dias de hoje o PIM tem como Coordenação a Srª Andréa Liliane Farias Silva de Campos. O Programa conta com a parceria no Planejamento das ações com um Grupo Técnico Municipal representado pelo Enfermeiro Cássio Becker da Secretaria de Saúde e o Assistente Social Adriano Ristoff da Secretaria de Assistência Social. Atualmente, além do GTM, a equipe do Programa está composta por 3 Monitoras (Luana, Michelle e Rosimar,) e 20 Visitadoras.

Tendo em vista que o objetivo do Programa primeira Infância Melhor é orientar as famílias, através de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, da gestação aos 6 anos, cabe a todos os envolvidos em sua execução, a apropriação devida sobre a temática.

E para viabilizar este trabalho com as famílias de uma forma prazerosa e de acordo com a realidade de cada um o PIM utilizou-se de diversas Histórias Infantis, conforme descrição abaixo:




Em 2006 levamos até as famílias a história “O BELELÉU” com o OBJETIVO: ESTIMULAR O CUIDADO COM OS BRINQUEDOS E ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE.



E a história “A BONEQUINHA DA LULU” com o OBJETIVO: DESENVOLVER HÁBITOS DE HIGIENE E ROTINA PARA A CRIANÇA.


Em 2007 2008 – Enfocamos o trabalho em parceria com a Secretaria da Saúde, PROJETO SORRINDO PARA O FUTURO, voltado para a promoção da Saúde Bucal, com a história: “MARTINHA E A AMIGA ESCOVITA”.


Em 2009 – Trabalhamos com a história: “MAMÃE GANSA ENSINA BOAS MANEIRAS” com o OBJETIVO: ESTIMULAR ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS BOAS MANEIRAS.

Em 2009 e 2010 - Passamos a trabalhar em parceria com projetos referentes à Prevenção da Violência e priorizamos levar até as famílias, histórias que enfocassem os valores humanos, a afetividade e o relacionamento familiar através das seguintes Histórias:

FOLCLORE E BRINQUEDOS – Desenvolve o conhecimento da Cultura local, proporciona momentos de prazer na família com atividades de trava-línguas e confecção de brinquedos e dobraduras.

  O SEGREDO DA LAGARTIXA – Fortalece vínculos familiares e de amizade, sensibiliza para o amor ao próximo e aceitação das diferenças, combatendo a negatividade e a maldade.

A MENINA QUE QUERIA SER BRUXA - Fortalece vínculos familiares e de amizade, sensibiliza para o amor ao próximo e aceitação das diferenças, combatendo a negatividade e a maldade.

EU SOU MAIS EU – Desenvolve a autoestima e a aceitação de si próprio, além de fortalecer vínculos familiares.

ESQUISITA COMO EU – Combate o preconceito, sensibiliza para aceitação das diferenças e respeito ao próximo.

Outra atividade que ganhou visibilidade e força no Programa foi o trabalho desenvolvido em parceria entre as equipes de PIM e PSF nos GRUPOS DE GESTANTES.

Com este trabalho as equipes se unem orientando as gestantes neste processo, fortalecendo o vínculo mamãe e bebê e preparando a família para a chegada deste novo Ser.

Em 2010 – O PIM foi contemplado com um Equipamento de Informática, mais especificadamente um computador para alimentação frequente do Banco de Dados do Estado do RS, com as informações das famílias atendidas e desenvolvimento das crianças. No Município contamos com o apoio da Srª Inajara Gomes como Digitadora destes dados.

Também as Visitadoras foram contempladas com 21 bicicletas para facilitar o deslocamento delas até as famílias atendidas.

Acreditamos que é no cotidiano e na convivência familiar que o PIM apoia e fortalece as famílias, incentivando o enriquecimento pessoal, o engajamento e a mobilização comunitários, com vistas à promoção de sua qualidade de vida, de modo a estreitar as relações sociais e motivar para formas de convivência saudáveis.

    Programa Primeira Infância Melhor, ao se colocar como proposta de ação socioeducativa, está inteiramente incluído enquanto ação de prevenção da violência e promoção da vida saudável.

0 comentários: